top of page

ISTO É UM PROJETO!

O material aqui descrito está em fase de criação, adaptação ou implementação. O conteúdo desta página é apenas uma referência do objetivo final deste projeto.
Logo_Jogo_das_Famílias_v1.png

O MAIOR "EMBATE" DE FAMÍLIAS EM BUSCA DE GRANA

Numa pesquisa popular, realizada com 100 pessoas, tente adivinhar as respostas mais votadas. Este é o objetivo de um dos game shows mais antigos dos Estados Unidos, que estreou em 1976 pela emissora ABC. O "Jogo das Famílias", em tradução livre (no original: "Family Feud"), é uma atração televisiva que põe duas famílias de 5 pessoas, frente a frente, para adivinhar as melhores respostas dadas à perguntas feitas pela produção, que envolvem coisas comuns do dia a dia. E a recompensa? Quanto mais pontos acumularem, mais dinheiro ganham. Porém, o que vale a pena, como sempre, é a risada, a diversão.

vlcsnap-00576.png.png

O programa teve vários apresentadores: Richard Dawson esteve à frente do game entre 1976 e 1985 em sua primeira versão, e era famoso por dar "selinhos" nas moças (Foto: Internet)

MECÂNICA

O jogo é dividido em duas partes: na primeira, cada membro das famílias vai ao pódio, o apresentador faz a pergunta (que pode valer pontos simples, dobro ou triplo) e quem bater primeiro no botão dá uma resposta. Se a resposta não for a primeira colocada ou não estiver no painel, o oponente tem a chance de arriscar outra resposta. Quem acertar a mais votada, pode decidir se quer "jogar ou passar". Jogando, o apresentador vai até os outros membros da família, um por um, perguntando as outras respostas que podem estar no painel, até que todas sejam reveladas, adicionando os pontos ao placar da família caso ganhe. Ao errarem três vezes, a chance é dada ao adversário para que este tente adivinhar pelo menos uma resposta do painel, "roubando" assim os pontos. Se repete esta receita cerca de cinco vezes. A família que alcançar 300 pontos ou mais vence a primeira parte do jogo.

Trecho do game em rodada valendo dobro: 1980 (Vídeo: BUZZR @ Youtube)

"Dinheiro Rápido" com Ray Combs no comando da segunda versão, no fim dos anos 80. A CBS adquiriu o game show (Vídeo: BUZZR @ Youtube)

A segunda parte do game é chamada de "Dinheiro Rápido" (no original: "Fast Money"). São escolhidos dois participantes da família vencedora, ficando um isolado e o outro em palco. Em 15 segundos a pessoa deve responder rapidamente à cinco perguntas seguidas, podendo deixar por último as que não sabe. Em seguida, é feita a revisão dessas perguntas, perguntando ao painel "quantas pessoas disseram?" ("Survey said...?"). Depois, é chamado o outro participante, que fica sabendo quantos pontos precisa fazer para alcançar a meta de 200, ganhando assim o prêmio máximo em dinheiro. São feitas as mesmas perguntas novamente, em 20 segundos, devido a dificuldade maior, onde não pode repetir as respostas já dadas. Por último, é feita a conferência, e, caso não atinja 200 pontos somando os dois jogadores, é bonificado 5 dólares por ponto, como prêmio de consolação, mais a pontuação acumulada na primeira parte do game.

E EU COM ISSO?

Meu objetivo é criar uma versão deste game, com cenários, sistema eletrônico e roteiro semelhantes, para uso em eventos, festivais e produção de programas para internet, de forma semelhante ao projeto "Passa Ou Repassa - Torta Na Cara". É notável o enorme potencial de diversão e entretenimento da atração, que vai ao ar até hoje na TV estadunidense, com várias versões internacionais mundo afora (e que já teve versão brasileira nas décadas de 70, 80 e 2000). O "Jogo das Famílias" é um show que estimula a arte da dedução, trabalho em equipe, pensamento rápido, incentiva o alto-astral, exige autocontrole emocional e propaga conhecimento e cultura.

À medida que a versão for sendo produzida, esta página será atualizada com conteúdo relacionado.

Muito obrigado pela visita! :-)

Última atualização: 08/JUL/2023

bottom of page