top of page
Buscar

Opinião: Gratidão

  • Foto do escritor: James Almeida
    James Almeida
  • 26 de mar. de 2019
  • 2 min de leitura

Recentemente estive pensando muito sobre o quanto a gratidão é importante, e sobre o fato de ela não precisar estar atrelada necessariamente a outros sentimentos. Ela é, em sua essência, e em minha pequena e tenra suposição, uma representação da mais pura paz interior que você pode externar dedicando a algo ou alguém.

Para ser grato, a gente não precisa necessariamente contar isso a todo mundo. Podemos manifestar a gratidão de diferentes maneiras, e, às vezes é tão sutil no dia-a-dia que as pessoas deixam isso pecaminosamente passar batido, ao invés de ser reverenciado e apreciado (acho que é o tal do "clichê" ou "vergonha"). Mas sabe, é tão bom quando você é grato por alguém na sua vida, por algo que essa pessoa fez, está fazendo, ou inclusive fará num futuro não tão distante, e, você tem essa súbita fé de que, quando esse momento chegar, você estará pleno e em harmonia. Ou... Pelo menos, sofrendo menos (porque toda ajuda é bem-vinda, eu sei).

É muito bom também ser grato às coisas que ocorrem ao seu redor, na sua vida: uma ou várias entidades espirituais que te guiam os caminhos, sua família que te protege e te dá apoio, seus amigos que, apesar das rusgas e das diferenças, sempre estão contigo nos bons e maus momentos, quando podem... entre outras milhares de situações que podemos fechar os olhos e imaginar.

Quando a gente se concentra em achar a gratidão dentro de nós, naquele rebuliço de sentimentos que às vezes parece um quarto desorganizado num manhã de domingo, a gente sorri. Sorri mesmo que seja só por dentro. Porque a gente revê aquela sensação boa de recordar um momento que você quis viver, ou, que veio para você na melhor intenção, como um presente do acaso (ou seria destino?). E não tem nada melhor do que se lembrar que o seu trajeto na vida teve, tem e terá razões suficientes para você continuar a dar cada passo em frente, por mais que, possivelmente, tudo esteja muito embaçado, desfocado e escuro neste exato momento.

Todos nós somos gratos a algo ou alguém, por mais que não admitamos (o que é bem torpe, porque ninguém tem nada a ver com isso, e ser grato não significa necessariamente que temos uma ligação amorosa ou coisas que possam gerar ciúmes ou desentendimentos com quem quer que esteja ao nosso lado - eu falei isso no começo do texto). E ressaltar essa gratidão a outrem, dia após dia, é um exercício de empatia e de demonstração pura de afeto, sem meias palavras, só por existir e ser quem somos, o grato e o alvo de gratidão.

É por isso que quando nos esforçamos por quem amamos (seja da forma que você amar, amizade, namoro, admiração, et cetera) ou por algo que nos move, a gente não pode esperar nada. Porque a gratidão vem para saldar essa necessidade constante de apoio retribuição que, às vezes, não temos daquilo que é nosso alvo.


Se você é grato a algo ou alguém, manifeste-se. Após você fazer isso, é que virão outros sentimentos de forma mais clara, mais natural. Gratidão é um caminho para outras coisas.

Mas nunca force nada, apenas relembrando. :- )


Originalmente de 02/FEV/19.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Possessividade-Impulsiva-Visual

Engraçado como a gente se sente dono das pessoas depois que se envolve sentimentalmente à elas, não é mesmo? Ainda mais se carregamos...

 
 
 
Embróglio

Eu não sei que reunião é essa, mas tem um monte de gente aqui. Gente grande, gente pequena. Magro, gordo, velho, criança. Gente que já...

 
 
 
Impulsividade

É isso aí honey, Seu desejo está virando contra você novamente Suas transformações já não fazem tanto efeito assim Não negue sua natureza...

 
 
 

Comentários


Muito obrigado pela visita! :-)

Última atualização: 08/JUL/2023

bottom of page