top of page
Buscar

Opinião: Cansaço De Pessoas

  • Foto do escritor: James Almeida
    James Almeida
  • 26 de mar. de 2019
  • 3 min de leitura

Com o passar do tempo, o desenrolar da vida e a vivência rotineira é muito comum cansarmos das pessoas e das coisas; cansar de ver alguém diariamente, fazer algo semanalmente ou dia sim, dia não; isso é perfeitamente aceitável em um momento aonde a tudo tende a ser raso, cinza, desgostoso ou até extremo demais, com muitos altos e baixos, instável: uma metamorfose disforme.


A gente começa sentindo um "pesinho", um pequeno peso na cabeça, nos ombros e no peito, como se aquilo ou alguém estivesse ocupando um pedaço de você que, naquele momento, você conclui que já não deveria pertencer a essa pessoa. Vamos focar aqui nas pessoas - é mais fácil de sintetizar.


Alguns indivíduos - aqueles de personalidade "mais forte" ou menos apaziguante / filtrante - tenderiam imediatamente a procurar um caminho para sanar essa "dor", esse incômodo em cansar de ter alguém em sua rotina ou sua vida, e, assim, acabariam tomando uma série de decisões e atitudes que, por vezes, não são as mais corretas e nem as mais amigáveis, com impactos a curto, médio e longo prazo em suas vidas e nas vidas daqueles cujo são alvo desse pensamento. No fim, é o tal do "cortar o mal pela raiz" - nesse caso, com uma venda nos olhos.


Já outras pessoas, com jeito mais harmônico, tendendo à diplomacia psicológica - um quase acordo entre o eu interior e o ser-alvo, causante do cansaço - se confinariam em períodos de autoquestionamento e ficariam remoendo os pensamentos acerca do porquê que se cansaram de Fulano ou Sicrano. Possivelmente fariam isso como se fosse algo errado, culposo ou devastador, quando, na verdade, é algo normal e que tende a ocorrer periodicamente.

Você consegue imaginar quantas mais reações podem haver sobre uma simples conclusão? "Eu não quero ver X pessoa hoje. Ou amanhã. Ou nesta semana. Ou neste ano inteiro."


Sigamos... (até porque eu me perdi várias vezes aqui).


O fato é que, enjoar de alguém - seja seu amigo, namorado, familiar, cachorro, colega de trabalho, vizinho, entidade espiritual, et cetera - é perfeitamente aceitável e você está dentro dos padrões esperados de um ser humano quente e com muitos sentimentos. Pode ser sim culpa sua, ou, imediatamente culpa da pessoa-alvo, mas essa reflexão não cabe a mim. Algo que realmente importa é a atitude a ser tomada quanto a isso. Devemos nos afastar, ignorar por um tempo, diminuir frequências afetivas ou visitas? Sim, por que não? Só não é certo ser mau. Não estamos tratando aqui de justiça, mas sim de empatia para com algo que pouco se discute de maneira amigável e que todos - em qualquer momento da vida - podem vir a passar por.


Mas... Há esperança em tudo: esse sentimento de cansaço tende a ser passageiro; temporário; talvez maior hoje e menor amanhã ou vice-versa. De acordo com as decisões que tu tomares, o seu sol interior irá brilhar mais e você respirará um ar mais limpo, pois você limpou as pessoas ou coisas que estavam poluindo seu pequeno parquinho no seu coração, onde as árvores da liberdade pessoal puderam voltar a crescer e florescer novamente, sem limitadores.


Assim sendo, evite tomar decisões muito bruscas que venha, por ventura, se arrepender depois, se bem que o arrependimento não é feio - é lindo. De toda forma, morder e assoprar não é das mais sensatas atitudes para com o próximo - ainda mais quando esse próximo só precisa de um descanso de você e você dele.


Eu tô bem cansado de muitas pessoas, muitas mesmo. Mas não quero que elas vejam isso como algo muito ruim. Se você está, toca aqui, mas não se aproxima muito não porque tenho medo de você ser o próximo, hahaha.


Originalmente de 06/JAN/19 - Horas antes de ser um dia especial.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Possessividade-Impulsiva-Visual

Engraçado como a gente se sente dono das pessoas depois que se envolve sentimentalmente à elas, não é mesmo? Ainda mais se carregamos...

 
 
 
Embróglio

Eu não sei que reunião é essa, mas tem um monte de gente aqui. Gente grande, gente pequena. Magro, gordo, velho, criança. Gente que já...

 
 
 
Impulsividade

É isso aí honey, Seu desejo está virando contra você novamente Suas transformações já não fazem tanto efeito assim Não negue sua natureza...

 
 
 

Comments


Muito obrigado pela visita! :-)

Última atualização: 08/JUL/2023

bottom of page